Taipei, Taiwan – Criar uma mídia inteiramente nova do zero é um grande desafio para qualquer equipe, mas em Taipei, a equipe da TaiwanPlus está tentando torná-la ainda mais difícil.

De videoclipes de 2 minutos sobre tópicos como cultura, saúde, tecnologia e política a filmes de 45 minutos e programas de notícias diários de 30 minutos, eles reforçam a presença de Taiwan diplomaticamente isolada no espaço da mídia internacional., Como a democracia é falada no exterior .

“Para nós, nosso principal objetivo é falar sobre Taiwan, que não é falado na mídia internacional, e falar sobre Taiwan de forma justa, boa ou ruim”, disse o vice-diretor do TaiwanPlus News, Andrew Ryan.

A cobertura da mídia estrangeira de Taiwan há muito tempo é estruturada em termos de relações com Pequim, que reivindica a ilha como seu próprio país, e por causa de seu status político controverso, não é conhecido na mídia como um “país”, exceto internamente.

No entanto, a cobertura estrangeira mudou, graças a histórias que geraram atenção mundial, desde o primeiro país da Ásia a legalizar o casamento homossexual até o sucesso da resposta de Taipei ao COVID-19 desde a eleição do presidente Tsai Ing-wen em 2016. Eu comecei a fazer isso.

A repressão política na China e em Hong Kong também ajudou a aumentar o interesse em Taiwan como uma democracia de sucesso que respeita a liberdade de expressão. Recentemente, tornou-se um refúgio para 20 jornalistas estrangeiros expulsos de Pequim desde o ano passado.

TaiwanPlus, a primeira plataforma de notícias em vídeo em inglês da ilha, foi lançada oficialmente em 30 de agosto.

A TaiwanPlus produz vídeos curtos cobrindo Taiwan e Ásia-Pacífico, bem como programas longos como “Taiwan Made”. [Supplied]
Outro programa curto está no Museu do Palácio Nacional de Taipei [Supplied]

O grande fundo de papelão com o logotipo cruzado da empresa e o número “8/30” ou 30 de agosto faz parte da Agência Central de Notícias de Taipei, onde estão localizadas a Associated Press, Agence France-Presse e Kyodo News do Japão. Ainda é proeminente em um escritório. Também há um escritório nas notícias.

Começando com uma equipe de menos de 20 pessoas, a TaiwanPlus atualmente tem mais de 70 funcionários, parece que está crescendo e está inundada com outro espaço livre.

No próximo ano, mudaremos para um novo escritório, como os tapetes cinza, os forros e as lâmpadas fluorescentes das instalações, que devem ter uma atmosfera mais “inicial” do que as decorações atuais.

A equipe inclui jornalistas taiwaneses e internacionais com experiência nos principais meios de comunicação estrangeiros, como The Associated Press, BBC, Bloomberg e The Washington Post. Divya Gopalan, diretora do TaiwanPlus News Center, trabalhou anteriormente para a Al Jazeera.

Projeção de soft power

É muito cedo para medir o impacto do TaiwanPlus, mas Chioning Su, um professor assistente de comunicações, jornalismo e relações públicas na Universidade de Auckland, disse que o meio de comunicação tem um grande potencial para expandir o alcance do soft power de Taiwan. ..

“Todo país precisa trabalhar na autopromoção e nas marcas nacionais, e em se projetar para o telespectador internacional, por meio do qual buscar apoio internacional”, disse Sue. “Acho que isso é especialmente importante para um país como Taiwan. Taiwan é tão pequeno que seu status internacional é na verdade ambíguo.”

O TaiwanPlus está atualmente operando como um projeto da Agência Central de Notícias, a agência nacional de notícias de Taiwan, e se reportará ao Ministério da Cultura. O Ministério da Cultura distribuirá aproximadamente US $ 200 milhões em financiamento nos próximos quatro anos.

A TaiwanPlus tem sido considerada uma imprensa “independente”, mas as relações com o governo levantaram algumas questões em Taiwan sobre se isso é possível.

No Leste Asiático, a mídia de Hong Kong, antes considerada o centro de uma região de liberdade de imprensa, noticiou os protestos de 2019 e está operando sob a nova Lei de Segurança Nacional imposta pela China. Esta questão é particularmente visionária, pois é escrutínio rigoroso por parte do governo. ..

O Apple Daily, um tablóide que apóia a democratização, foi forçado a fechar, mas a emissora pública de Hong Kong RTHK renunciou, demitiu e programou um novo diretor, um civil de carreira sem experiência em mídia, no início deste ano. Cancelamento.

A mídia de Hong Kong está sob pressão desde que a China impôs uma Lei de Segurança Nacional em junho passado e o Apple Daily publicou sua edição final na região em 23 de junho. [File: Tyrone Siu/Reuters]

O tom mais patriótico também aparece na página editorial do South China Morning Post, o jornal inglês estrangeiro mais famoso de Hong Kong.

“A recusa de Tsai em admitir que a China tem apenas um é a causa das tensões em ambos os bancos”, escreveu o jornal em editorial na terça-feira. “Não há chance certa e maior de prosperidade para os taiwaneses até que ela abandone sua retórica e política orientada para a independência.”

Cedric Alvani, diretor do Repórteres Sem Fronteiras Ásia Pacífico Leste Asiático, disse que um bom teste para o TaiwanPlus é se ele cria um segmento crítico para o governo e o Partido Democrático Progressista, no poder.

Outros, como Jaw-Nian Huang, um professor assistente da National Chengchi University que escreveu sobre a liberdade de imprensa em Taiwan, tornou-se uma imprensa autônoma depois que o atual acordo de liberdade de imprensa com a CNA expirou. Ele afirma que precisa se separar.

“A atual estrutura organizacional e financeira do Taiwan Plus não pode garantir sua independência porque seus financiadores, proprietários e executores são oficiais”, disse Fan. “Mas isso não significa que não haja autonomia. Se as autoridades tentarem desenvolver o TaiwanPlus sem interferência, será mais autônomo e vice-versa.”

No entanto, por enquanto, a TaiwanPlus ainda não é considerada uma “corporação” e, portanto, recebe suporte administrativo da organização matriz, mas como um canal separado da CNA para tomar decisões individuais, orçamentárias e editoriais. Ryan diz que planeja administrá-la.

A plataforma atualmente tem um comitê independente supervisionando seu trabalho, mas Huang disse que o TaiwanPlus acabará sob uma organização como a Taiwan Public Television Service Foundation, que tem menos vínculos com a supervisão do governo.

“Mais reformas são necessárias para garantir a independência, e o TaiwanPlus representará o país em vez do governo ou dos partidos políticos”, disse Huang.

Contar a história de Pequim

O lançamento envolve a mídia doméstica de Taiwan enfrentando sua própria luta.

A ilha está classificada em 43º lugar na pesquisa anual da RSF sobre liberdade de imprensa, uma à frente dos Estados Unidos, mas uma atrás da Coreia do Sul.

Embora a intervenção do governo seja rara atualmente, especialistas em mídia dizem que o sensacionalismo generalizado e as campanhas de falso alarme relacionadas a Pequim reduziram a qualidade do jornalismo de Taiwan. A imprensa também é muito partidária e acredita-se que esteja se inclinando na direção oposta aos dois principais partidos políticos de Taiwan.

Taiwan há muito se preocupa com a chamada “mídia vermelha”, os veículos associados à China continental e relacionados à publicidade e à desinformação. O cartaz de protesto de 2019 diz “Rejeite a mídia vermelha” e “Proteja a democracia do país”. [File: Hsu Tsun-hsu/AFP]

Ambas as tendências são claras desde o surto de COVID-19. A mídia chinesa desempenha um papel importante em localizar a responsabilidade do governo e espalhar o ceticismo da vacina e teorias de conspiração sobre a escassez de vacinas em Taiwan, na tentativa de evitar problemas de produção global.

“É uma ilha com apenas 23 milhões de habitantes e há uma competição acirrada, pois há sete a oito canais de notícias 24 horas por dia, sete dias por semana”, disse um professor assistente de comunicação, jornalismo e relações públicas. Na Universidade de Auckland, EUA.

No entanto, o TaiwanPlus vai competir no mundo dos canais afiliados ao governo, como Voice of America, France24, CGTN da China e Press TV do Irã. Todos procuram no exterior para encontrar espectadores em conteúdo em inglês.

No entanto, devido ao orçamento limitado do TaiwanPlus, sua operação é menor do que sua contraparte e a cobertura de notícias 24 horas não parece ser imediata.

De acordo com os dados de tráfego público compilados pela empresa de marketing dos EUA SEM Rush, houve 324.400 visitas ao site, 75.600 visitantes únicos e um tempo médio de visita de cerca de 13 minutos em setembro. Os dois canais do YouTube, que contêm muito do mesmo conteúdo, têm aproximadamente 7.000 assinantes e 123.000 visualizações.

Mas mesmo com ambições mais modestas, especialistas como Huang influenciarão conforme o TaiwanPlus amadurece na mídia estabelecida, especialmente fornecendo contra-argumentos no exterior para a mídia apoiada por Pequim.

Além disso, muitas pessoas vivem em países de língua inglesa, como Estados Unidos, Canadá e Austrália, então você pode ver que eles também são populares entre as diásporas taiwanesas e chinesas no exterior.

“Taiwan tem um telespectador (limitado) em inglês, então não terá um grande impacto na mídia nacional. Taiwan Plus é um país internacional, incluindo estrangeiros que falam inglês, taiwaneses e chineses. É uma mídia em inglês que tem como alvo os telespectadores,” disse ele. “Gostaríamos de fornecer recursos de informação alternativos e perspectivas taiwanesas para a promoção da China no exterior. CGTN.”

..

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *